segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Pintores da Cultartis expõem no Bombarral
Exposição de pintura está patente no Museu Municipal durante o mês de outubro
    “De Caldas ao Bombarral – Caminhos que nos unem” é o nome da exposição coletiva de pintura que vai estar patente no Museu Municipal do Bombarral até ao próximo dia 28 de outubro.

    A mostra, promovida pela Cultartis – Associação para a Cultura das Artes, reúne cerca de quatro dezenas de obras, da autoria de 13 pintores seus associados, oriundos de vários concelhos da região e de Lisboa. Entre os artistas representados, é de destacar os bombarralenses Maria Claudino e Fernando Pascoal.  
    Como é habitual nas atividades promovidas por esta associação, para além da exposição, que foi inaugurada na tarde do passado sábado, dia 6 de outubro, no período da manhã os artistas foram igualmente desafiados a pintar o Bombarral ao vivo. 
    Num primeiro momento, os pintores participantes juntaram-se no Anfiteatro Municipal, onde contaram com a companhia do presidente e do vice-presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira e Nuno Mota da Silva, respetivamente, seguindo depois para a Mata Municipal. 
    A abertura oficial da exposição esteve a cargo do presidente da edilidade, que começou por enaltecer o trabalho que a Cultartis tem vido a desenvolver ao longo dos seus cinco anos de existência. 
    José Manuel Vieira aproveitou ainda o momento para demonstrar a disponibilidade do Município do Bombarral para “receber iniciativas futuras”, afirmando que “estamos de braços abertos para acolher a Cultartis e os seus artistas”. 
    O edil deixou ainda uma palavra de apreço à pintora Maria Claudino, uma das principais responsáveis pela realização deste evento no Bombarral. 
    Por sua vez, a artista bombarralense, associada da Cultartis há dois anos, frisou que “este espaço é o ideal para podermos apresentar as obras dos nossos sócios, alguns dos quais com grande qualidade, como é visível através dos quadros expostos”. 
    “Esperemos que esta seja a primeira de muitas ligações entre o Bombarral e as Caldas da Rainha, tal como refere o título da exposição”, concluiu Maria Claudino. 
    Anunciação Gomes, presidente da Cultartis, foi a última a usar da palavra. A pintora mostrou-se “surpreendida” com o que encontrou no Bombarral, considerando que “existem aqui muitos lugares que merecem ser pintados”. 
    Respondendo ao repto lançado pelo presidente da autarquia, a dirigente referiu que “para o ano podem contar connosco para a realização de mais uma atividade, porque o Bombarral é uma vila tão bonita e simpática que fiquei com curiosidade de a conhecer melhor”. 
    “Para o ano iremo-nos organizar de outra forma para que possamos passar aqui um dia inteiro ou um fim-de-semana e tentar descobrir os outros cantinhos que nos inspirem para criar algumas obras”, acrescentou. 
    A exposição “De Caldas ao Bombarral – Caminhos que nos unem” vai estar patente no Museu Municipal do Bombarral até dia 28 de outubro, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 12:30 e entre as 14 e as 18 horas.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário